A Lapa ganhou seu nome graças a uma imagem de Nossa Senhora levada por um imigrante, que construiu uma gruta para a devoção. A comunidade da época se desenvolveu ás proximidades da gruta e o local passou a ser chamado de Nossa Senhora da Lapa.
O bairro da Lapa iniciou sua urbanização principalmente com imóveis industriais e comerciais, entretanto, com o passar dos anos foi adquirindo atmosfera familiar, atraindo compradores que ali se estabeleceram e contribuíram com o desenvolvimento da região. É também um bairro de passagem que interliga a zona oeste e o centro de São Paulo.
Atualmente as incorporadoras tem buscado o bairro para seus empreendimentos e são muitos os imóveis à venda na Lapa de médio, médio-alto e alto padrão. Estes lançamentos também contribuem para valorização dos terrenos e imóveis mais antigos.
Os apartamentos à venda na Lapa também são uma ótima opção, a região fica próxima a vias importantes como as marginais do rio Pinheiros, Tietê e da Rodovia Anhanguera. Além disso, ali se concentra um grande polo comercial urbano que tende a aprimorar a dupla característica do bairro: ótimo lugar para se viver e trabalhar.
O bairro atualmente conta com o famoso Mercado da Lapa e Shopping Center Lapa. As opções de lazer e cultura da região são variadas como o espaço Tendal da Lapa (considerada a maior casa de cultura da cidade), Clube-Escola Pelezão, a Estação Ciência, Museu do Relógio, Museu Espirita, o Teatro Cacilda Becker. Além disso, o bairro é vizinho ao Memorial da América Latina, do Bourbon Shopping e do Parque Antártica.