O Centro é a região administrada pela Subprefeitura da Sé e inclui o distrito da Sé e da Republica em sua área. Nas proximidades estão os bairros de Santa Cecília, Santa Efigênia, Liberdade, Consolação, entre outros.
O Centro foi até 1950 o principal núcleo financeiro da cidade, entretanto, com a mudança de diversas empresas para outros bairros da cidade, a região ficou esquecida. A partir da década de 1990, a área foi revitalizada com esforços conjuntos da Prefeitura Municipal, ONGs e empresas privadas, e passou a concentrar uma variedade de lojas e serviços.
O trecho cultural do Centro também foi recuperado e edifícios históricos como o Copan, a Estação da Luz, o Teatro Municipal e o Mercado Municipal foram restaurados, e novos espaços foram criados como o Museu da Língua Portuguesa e o CCBB.
A área conta também com grandes universidades, colégios, restaurantes, lanchonetes, shoppings e a principal unidade do Poupatempo.
A reurbanização do Centro tem atraído compradores que buscam imóveis a preços acessíveis e grande área privativa. Jovens universitários e pessoas que trabalham na região buscam imóveis para locação tornando a região um ótimo investimento. Novos empreendimentos, de médio padrão com cerca de 30m² a 60m² com 1 e 2 dormitórios, também são opções para quem procura imóveis no Centro.
Quem reside em um imóvel no Centro conta ainda com acesso fácil as principais vias da cidade: Vinte Três de Maio, Nove de Julho, Brigadeiro Luís Antônio, Consolação, Prestes Maia, Liberdade e Avenida do Estado. Além disso, a região conta com a maior frota de ônibus da cidade e o principal entroncamento das linhas do Metrô.